sexta-feira, 3 de maio de 2013

Aula de Química para Alunos Especiais


Por que Estudar Química?

A Química é uma ciência experimental, cujos reflexos se percebem, através de distintas maneiras em nossa vida cotidiana. Essa grande ciência está presente ativamente em vários setores de nossa modernidade, entre eles, combustíveis, plásticos, tintas, saúde, alimentos, petroquímica, corantes, adesivos, bebidas, materiais de limpeza, etc. Sabendo aproveitá-la do melhor modo possível, nos trará grandes benefícios, como o a aperfeiçoamento dos confortos humanos, declínio do número de mortes através da evolução da medicina. Ao contrário, com base na extração inadequada das substâncias químicas existentes na natureza e visando somente interesses políticos e econômicos, sem se preocupar com efeitos indesejáveis e prejudiciais, ocasionarão doenças e morte de vidas aquáticas, tendo como principal causadora a poluição.
Através disso, comprovamos que essa ciência está presente em praticamente tudo que aproveitamos para viver. Basta notarmos embalagens de alimentos, rótulos de produtos de limpeza, etiquetas de roupas, bulas de remédio, os quais indicam que contêm substâncias químicas envolvidas.

Dificuldade de Acesso ao Conhecimento 

Os conhecimentos em química pode ser a via de acesso à participação dos indivíduos em tomadas de decisão, utilização de produtos, reconhecimento de tecnologias e exercício da cidadania. Entretanto, o acesso ao conhecimento e seus benefícios não estão disponíveis, na mesma medida, a todos os indivíduos da sociedade, uma vez que esta de modo geral e, em particular, a escola não consegue promover uma educação que esteja ao alcance de todos. As pessoas com deficiências auditivas ou visuais, por exemplo, enfrentam dificuldades em participar do meio educacional e, em grande parte, são excluídos de desenvolverem ou darem continuidade a seus estudos, pois a escola possui dificuldade em lidar com esse universo de pessoas. Isso exigiria professores mais bem preparados em suas áreas específicas de formação e, ainda, com conhecimentos para lidar com a língua brasileira de sinais (libras) e com o sistema de leitura para cegos (Braille). Além disso, a especificidade da linguagem e dos termos químicos (átomo, elétron, mol, íon, próton, dentre outros) pode ser um elemento dificultador da construção de sentidos dos conceitos químicos. Apesar disso, alguns trabalhos já vem sendo desenvolvidos e publicados em periódicos. Estes trabalhos demonstram, claramente, que é possível ensinar química a alunos com deficiência auditiva ou visual. Alguns destes alunos, podem ir além do ensino médio e concluir o curso de química na universidade, a exemplo da professora Lidiane dos Santos Mariano (visualizar

Mais informações: 
Deficiência Auditiva e o Ensino de Química 

Deficiência Visual e o Ensino de Química 

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